Comunicação e expressão | Crase

Olá,

Hoje vou falar um pouco sobre crase. Isso porque ela e’ de extrema importância e muitos (inclusive eu) cometem erros com sua utilização.

Bom, vamos lá.

A crase e’ uma “fusão”, de dois elementos que estão nas frases, e essa e’ uma das formas de identificar quando utilizar a crase. A fusão a qual me refiro e’ do artigo e da preposição, isso dentro de uma frase, quando estas estão juntas a crase deve ser utilizada. Veja alguns exemplos desta primeira regra:

“Eu vou universidade”

Veja que nesta frase a palavra “vou” necessita de uma preposição para fazer sentido, no momento em que suprimos esta necessidade com “a” a frase fica:

Eu vou a universidade

Porem perceba que a palavra “universidade” necessita do artigo, que neste caso seria “a”, com esta nova adição a frase fica:

Eu vou a a universidade

Mas há um problema, esta frase fica muito estranha, alem de que, se continuar escrita desta forma pode ser considerada uma frase escrita errada. Então para resolver este problema, unimos estes dois ‘a’. Assim temos:

a + a = à 

Desta forma a frase fica:

Eu vou à universidade

Alem desta regra ha outra que ajuda bastante no momento de definir se deve usar crase ou não, esta e verificar se a expressão contem palavras femininas, pois isso e’ um sinal para utilizar crase.

Por exemplo:

“Ela chegou às 20 horas”

Nesta frase “horas” está no feminino.

 

Leave a Reply

